publicações

Quais são as soluções encontradas para os desafios dos serviços públicos brasileiros?

Os participantes colocaram a mão na massa e compartilharam com o mundo suas ideias, que podem ser aplicadas Brasil adentro! Confira:

 

reimaginando a qualidade do serviço público

Aprimorar a qualidade do serviço público é, sem dúvida, um dos maiores desafios da gestão pública brasileira. Considerando a característica multifacetada de um grande desafio como esse, é fundamental que haja coordenação e integração interna e externa no setor público. Para auxiliar na solução desse desafio, a Lei 13.460/2017 estabelece diretrizes sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos. Foi a partir dela que os participantes e as participantes trilharam o caminho do Open Master na busca de soluções em quatro desafios relacionados à qualidade do serviço público. Acesse e saiba mais!

novo controle interno e externo

O controle formal a partir da verificação de procedimentos e das contas públicas não é suficiente para avaliar o cumprimento dos objetivos primários da administração pública na oferta de serviços públicos. As práticas de controle baseadas na efetividade das políticas já contam com grande força no debate mundo afora, conforme reconhece a Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (INTOSAI). Nesta edição do Open Master, os participantes exploraram experiências de controle baseados em evidências, práticas de prevenção e gestão integrada de riscos, a regulação de relações entre empresas e setor público e o papel de órgãos de controle interno e externo como aliados da gestão e dos cidadãos. Clique aqui e confira!

Qualidade do serviço público: personalização e simplificação

Os serviços públicos vêm se transformando para atender as necessidades cada vez mais diversificadas dos cidadãos. A velocidade com que novas demandas sociais surgem é um desafio de adaptação e agilidade para o Estado. Além disso, há uma mudança de perspectiva: as populações exigem cada vez mais um olhar global para seus problemas, o que foge à tradicional estruturação dos governos. Como promover transformações de processos e inovação na gestão? Clique aqui para ver as soluções propostas.

Reimaginando a participação social

As relações entre Estado e organizações da sociedade civil, movimentos sociais e setor privado vêm passando por transformações. Na maioria das vezes, a impressão é a de que a administração pública é impermeável às demandas ou lenta demais para reagir e inovar. Nesta publicação, você terá a oportunidade de conhecer iniciativas e propostas concretas para um Estado que pode ser, sim, aberto e acolhedor, principalmente em nível local.

Qualidade nos serviços públicos: o grande desafio brasileiro

A aprovação da Lei nº 13.460, de 2017, popularmente conhecida como “Código de Defesa do Usuário de Serviços Públicos”, é um grande avanço para o tema da qualidade dos serviços públicos. Como toda implementação, a transposição da lei do papel para a prática traz uma série de desafios de diferentes ordens para o poder público, seus gestores e profissionais – em especial para os municípios. Como superar esses desafios? Veja aqui

Soluções para a implantação dos ODS

A missão de colocar em prática os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) traz uma série de desafios devido às complexidades dos problemas abordados. Temas como gestão e acesso à água, por exemplo, extrapolam limites municipais, estaduais e até mesmo nacionais; contam com diferentes atores – desde diferentes instâncias do poder público, passando pelo setor privado, agências concessionárias, organizações não-governamentais e sociedade de modo geral, entre outros. Por isso, o Open Master teve uma edição dedicada ao tema. Confira as soluções encontradas!

Bitnami